Nossa Página no Facebook: Facebook Twitter

A partir de uma iniciativa do Governo Federal, as secretarias estaduais e municipais de saúde e a secretaria da educação se uniram para a realização da campanha de vacinação contra o vírus HPV (papiloma vírus humano).

A vacina estará disponível na rede pública de saúde a partir do dia 10 de março e, como a parceria é entre saúde e educação, a campanha também ocorrerá nas escolas públicas e privadas. Serão trinta e seis mil postos de saúde que ofertarão as doses da vacina durante esse ano todo como parte da rotina de imunização. Já nas escolas a campanha acontecerá por tempo limitado.

O público alvo dessa campanha são as meninas de 11 a 13 anos de idade. Para 2015 a previsão é de imunização de meninas de 9 a 11 anos.

Há especialistas que dizem que a imunização deve ocorrer até os vinte e seis anos; outros afirmam que pode ser feita em mulheres de todas as idades, mesmo que a mulher tenha tido o vírus HPV anteriormente. Ponto pacífico: o ideal é que o processo de imunização contra a doença aconteça antes do início da vida sexual, o que afasta as chances da garota ter entrado em contato anteriormente com qualquer subtipo do vírus.

O esquema da vacinação é sempre de três doses, com intervalo de 1 a 2 meses entre a primeira e a segunda (dependendo do fabricante), e de 6 meses entre a primeira e a terceira dose, segundo informações do centro de imunização do Hospital Santa Joana.

A segunda fase da campanha, feita pelo Governo, ocorrerá em setembro desse ano, quando a segunda dose será ofertada, restando saber quando ocorrerá a campanha da terceira dose.

A vacina disponibilizada é quadrivalente, o que significa que oferece proteção contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). O desenvolvimento desses subtipos leva ao câncer do colo de útero. Os subtipos 16 e 18 são os responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo de útero em todo mundo, revela a Organização Mundial da Saúde.

Segundo registro em site da empresa farmacêutica Bayer Health Care sobre a relação entre o HPV e o câncer do colo de útero, é possível afirmar que em 100% dos casos desse tipo de câncer contém o HPV. Informação suficiente para a conscientização da importância da imunização.

Atenção, essa iniciativa é importante para a prevenção das mulheres contra esse vírus que pode ser tão perigoso. Portanto, não deixe passar, faça uso do seu direito!

Vale ressaltar que a imunização não afasta a necessidade de realizar periodicamente o papanicolau, exame que detecta também o vírus HPV. 

A S.O.S. Saúde Família oferece diferentes serviços que atendem às várias necessidades que uma família pode apresentar em termos de ajuda psicológica. 

 

Leia mais...

Há, aproximadamente, cinquenta mil anos, a relação entre homens e bichos domesticados era atribuída aos fins essencialmente utilitários. Os cães percorriam aldeias, ajudavam a caçar e a pastorear. Os gatos eram referenciados por exterminar os ratos e algumas outras pragas. Provavelmente a afeição, desde cedo, teve um papel nesse relacionamento.

Leia mais...

Atualmente, assumimos tantas responsabilidades, por conta das necessidades, que por vezes nos esquecemos de pensar sobre o que estamos fazendo pela nossa saúde hoje e, especialmente, para onde os comportamentos atuais de má alimentação, a falta de exercício físico, stress do trabalho, do trânsito e tantas outras coisas que vivemos constantemente, poderão nos levar.

Leia mais...

Existe uma controvérsia sobre a origem da palavra família. Há os que digam que é uma derivação de fames do latim fome, acreditando que originalmente esse conceito era usado para fazer alusão ao grupo de escravos e criados enquanto propriedade de um homem só. E os que apostam que a palavra vem do latim famulus que significa doméstico, servente.

Leia mais...

“Já tentei de tudo... Conversei, expliquei, pedi, gritei, implorei, chorei, mas nada resolveu! Perdi o controle do comportamento do meu filho. E agora, o que eu faço? Será que ele nunca mais vai me respeitar e obedecer?” (depoimento de uma mãe)

Leia mais...
Desenvolvedores: TECH2YOU Informática Toth Designer